top of page
Buscar

ENTREVISTA Vanessa Paccico

Caster, Narradora e Apresentadora de Esports

"Eu vejo esse crescimento como algo natural já que estamos ocupando mais espaço e também como algo necessário e lindo para o cenário como um todo."




ESPORTSRIO - Quando surge os Esports na sua vida?

VANESSA PACCICO - Em 2017 comecei a acompanhar CS como espectadora através de uma amiga e me apaixonei pela SK, que na época era o time do Fallen. Eu não tinha nem PC, então tive que juntar o que sobrava do salário uns meses pra comprar um e só em 2018 fui ter internet a cabo e começar a jogar amadoramente.


ESPORTSRIO - Quando começou seu envolvimento com o cenário competitivo?

VANESSA PACCICO - Em 2019 eu comecei a jogar em um time iniciante, mas eu era péssima. Conheci muita gente, aprendi muito do jogo mas competir nunca foi meu forte... No final de 2019 umas amigas me pediram pra transmitir um jogo delas numa liga feminina e eu narrei, brincando, na minha live. Só que elas adoraram e a IGL, Yas, me chamou pra narrar um campeonato amador logo na sequência. Nisso eu larguei a esperança de ser pro player e ganhei um novo sonho que era ser caster.


ESPORTSRIO - Como é o trabalho como narradora/apresentadora de esports?

VANESSA PACCICO - É maravihoso. Você lida com todos os tipos de gente, de nicho mesmo, e faz um dos papeis mais importantes na transmissao que é guiar o espectador e compartilhar emoção e conhecimento com quem está acompanhando.


ESPORTSRIO - Para Narrar/comentar os jogos, é preciso entender sobre o jogo transmitido. Como é feita essa preparação/estudo do jogo?

VANESSA PACCICO -Depende um pouco da função. Assistir jogo, assistir vod e assistir transmissões suas é essencial pra crescer. Como narrador, você precisa conhecer os times e o jogo mas o foco é na comunicação, na emoção. Como comentarista, o estudo do jogo e do time é mais aprofundado, tem uma pegada mais analítica. Exige muito preparo nos dois casos.


ESPORTSRIO - Trabalha também como apresentadora no Fala delas.Como você vê o crescimento cada vez maior das mulheres no Esports?

VANESSA PACCICO - Isso, eu apresentei o Fala Delas ano passado e foi uma experiência magnifica trabalhar com mulheres maravilhosas por trás dos bastidores, no caso a Babi Micheletto que eh minha inspiração como mulher e como narradora, e a Astrid, mulher incrível e nossa super competente Social Media, e tive a oportunidade de entrevistas varias tantas atletas, managers, casters e mulheres em todas as funções dos esports. Eu vejo esse crescimento como algo natural já que estamos ocupando mais espaço e também como algo necessário e lindo para o cenário como um todo. É muito importante representar outras mulheres e mostrar que também somos parte disso.


ESPORTSRIO - Na sua visão como deve ser o combate à violência contra as mulheres no cenário dos games no Brasil?

VANESSA PACCICO - Acho que esse combate tem que ser feito de várias formas. Punições mais pesadas por parte das plataformas de jogos quando as agressões são nos jogos, auto gerencia do cenário que seria o pessoal policiar e não só ignorar, ou até aplaudir, quando alguém faz isso nas redes... E uma outra forma é a inclusão de mulheres em cargos de gerencia para impedir que organizações cometam essas agressões e definir metas de crescimento das mulheres no cenário de maneira mais produtiva.


ESPORTSRIO - Quais seus Projetos e expectativas pro cenário em 2022?

VANESSA PACCICO - Em 2022 eu pretendo continuar no CS, expandir no Valorant, que foi o esport que comecei o ano trabalhando, e entrar de vez no Free Fire. Inclusive essa semana sai novidade legal do Vava. Sobre o CS, também tem alguns projetos bem interessantes nos quais vocês podem me ver em breve... Mas não posso falar muito haha. Meu foco é continuar como caster e conseguir abrir as portas e chamar outras meninas pra ocupar esses espaços.



Redes Sociais:

Twitter: @nessyteras

Twitch: twitch.tv/nessyteras



42 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page